POETAS IMPERIAIS, SEMPRE NA BOCA DO POVO!



Click here for Myspace Layouts

29 de maio de 2012

Rubens Soares.

No dia de hoje completaria 101 anos de vida um compositor, na certa, desconhecido por imensa maioria dos amantes do samba. Seu nome: Rubens Soares.
Compositor nascido na cidade do Rio de Janeiro no dia 29 de maio 1911, foi lutador de boxe na categoria peso-médio, atuando de 1928 até 1945, tendo sido ainda membro da Polícia Especial, treinador de cavalos e treinador de boxe.
Relatos contam que depois das lutas, gostava de reunia-se com amigos, quando então compunha sambas de carnaval.
Em 1936, obteve seu primeiro grande sucesso com o samba "É Bom Parar", música esta a qual, segundo alguns depoimentos da época, teria sido feito em parceria com Noel Rosa, embora essa parceria não conste do selo do disco gravado por Francisco Alves. Com este samba ganhou o primeiro prêmio no concurso oficial de músicas carnavalescas da Prefeitura do Rio de Janeiro. No mesmo ano, teve os sambas "Já Não És Mais Aquela", parceria com Antônio Almeida, e "Iaiá do Balacuchê" gravadas também por Francisco Alves. Ainda nesse ano, destacou-se com o samba de carnaval "Lá Vem Ela Chorando", parceria com Demazinho, também gravado por Francisco Alves num disco que trazia no lado B o samba "Chegou a Sua Vez", parceria de ambos.
Em 1937, compôs com Nássara o batuque "Batuque Na Cozinha", gravado pela dupla Joel e Gaúcho, e com Ataulfo Alves fez o samba "Perdi a Confiança", gravado por Luiz Barbosa. Teve ainda nesse ano o samba "Nunca Pensei", parceria com Nássara, gravado por Aracy de Almeida. Em 1938, a pianista Carolina Cardoso de Menezes regravou seu samba "É Bom Parar" e em 1939, Roberto Paiva gravou, o samba "Estou Cansado de Procurar", parceria com Luiz Pimentel, e Aracy de Almeida o samba "Já Jurei", parceria com Nássara. Ainda nesse ano, o pianista Muraro regravou "É Bom Parar" em ritmo de fox e Arnaldo Amaral gravou na o samba "Ela Fez Uma Comigo".
Em 1940, fez com Francisco Santos o samba "Bem Sei", gravado por Aracy de Almeida e compôs com Sílvio Caldas a marcha "Capim Mimoso", gravada pelo próprio Sílvio Caldas. Em 1941, Francisco Alves gravou os sambas "Eu Quero Uma Mulher", parceria com Evaldo Rui, e "Poleiro de Pato é No Chão". Nesse ano, obteve razoável sucesso com o samba "Gênio Mau", parceria com Wilson Baptista e gravado por Aracy de Almeida com acompanhamento dos Diabos do Céu. Ainda nesse ano, mais uma regravação de "É Bom Parar", dessa vez na voz de Nuno Roland. Teve ainda no mesmo período duas batucadas gravadas: "Quem Engorda Porcos é o Pacheco", com Eratóstenes Frazão, gravada por Cyro Monteiro, e "Ai Que Dor...", composta com Nássara, gravada por Carlos Galhardo e o samba "Ela Mandou Me Avisar", feita com Mário Lago, gravado pelos Anjos do Inferno.
Em 1942, a marcha "Viva Quem Tem Bigode!", parceria com David Nasser, foi gravada pelo grupo vocal Quatro Ases e Um Coringa. Nesse ano, obteve grande êxito com a batucada "Nega do Cabelo Duro", com David Nasser, gravada pelos Anjos do Inferno. A música apresentava semelhanças com a melodia do velho samba de Sinhô "Não Quero Saber Mais Dela" com uma letra que satirizava o cabelo da personagem. Em 1943, fez com David Nasser os arranjos para a batucada "Benza-te Deus", de motivo popular gravada pelos Anjos do Inferno e nesse ano ainda, teve a marcha "Feijoada" gravada pelo grupo Quatro Ases e Um Coringa, o samba "Ai Amor" gravado por Nelson Gonçalves e a batucada "Não Pense Que Vou Chorar" lançada por Déo.
Em 1944, fez com Ari Monteiro o samba "Lições da Vida" e com Antônio Nássara a marcha "Sete Galinhas", ambas gravadas pelo Quatro Ases e Um Coringa e com Eratóstenes Frazão compôs a batucada "Vida de Pobre" gravada por Francisco Alves. Nesse ano, Aracy de Almeida gravou o samba "João Cegonha", feita com David Nasser, lançado no ano seguinte e Carlos Galhardo gravou a batucada "Pra Que Beber". Em 1945, Jorge Veiga gravou o samba "Até Numa Pedreira".
Em 1952, foi relançado o samba "Solteiro É Melhor", parceria com Felisberto Silva, na voz de Francisco Alves, o qual fora gravado em 1939. Em 1956, obteve mais um sucesso com "Nasci Para o Samba", parceria com David Nasser que foi gravado por Nélson Gonçalves. Em 1958, Nelson Gonçalves gravou a marcha-rancho "Arlequim", parceria de Rubens Soares com Jorge Faraj e o próprio Nelson Gonçalves. Em 1960, seu samba "Já Não És Mais Aquela", com Antônio Almeida, foi gravado por Sílvio Mazzuca no LP "Baile de Samba - Sílvio Mazzucca e Sua Orquestra".
Rubens Soares faleceu no dia 13 de junho de 1998 na cidade do Rio de Janeiro.

É Bom Parar
(Rubens Soares / Noel Rosa*)

Por que bebes tanto assim rapaz? Chega, já é demais!
Se é por causa de mulher, é bom parar,
Porque nenhuma delas sabe amar.

Se tu hoje estás sofrendo é porque Deus assim quer
E quanto mais vais bebendo, mais lembras desta mulher
Não crês, conforme suponho, nestes versos de canção:
“Mais cresce a mulher no sonho, oi, na taça e no coração”.

Por que bebes tanto assim rapaz? Chega, já é demais!
Se é por causa de mulher, é bom parar,
Porque nenhuma delas sabe amar.

Sei que tens em tua vida um enorme sofrimento
Mas não penses que a bebida seja um medicamento
De ti não terei mais pena, é bom parar por aí
Quem não bebe te condena, oi, quem bebe zomba de ti.

Nega do Cabelo Duro
(Rubens Soares/David Nasser)

Nega do cabelo duro, qual é o pente que te penteia?
Qual é o pente que te penteia? Qual é o pente que te penteia, ô nega?

Ondulado permanente, teu cabelo é de sereia
E a pergunta sai da gente, qual é o pente que te penteia, ô nega?

Nega do cabelo duro, qual é o pente que te penteia?
Qual é o pente que te penteia? Qual é o pente que te penteia, ô nega?

Quando tu entras na roda o teu corpo bamboleia
Teu cabelo está na moda, qual é o pente que te penteia, ô nega?

Nega do cabelo duro, qual é o pente que te penteia?
Qual é o pente que te penteia? Qual é o pente que te penteia, ô nega?

Teu cabelo a couve-flor, tem um quê que me tonteia
Minha nega meu amor, qual é o pente que te penteia, ô nega?

Nega do cabelo duro, qual é o pente que te penteia?
Qual é o pente que te penteia? Qual é o pente que te penteia, ô nega?

Misampli a ferro e fogo, não desmancha nem na areia
Tomas banho em Botafogo, qual é o pente que te penteia, ô nega?

Gênio Mau
(Rubens Soares / Wilson Batista)

Ele tem, ele tem um gênio mau,
Quando eu digo, pedra é pedra,
Ele diz que pedra é pau.

Mas assim o nosso amor vai se acabar,
É demais, eu não posso continuar,
Ele um dia é capaz de me estranhar,
Eu darei um golpe certo,
Mandando esse homem andar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos.

Minha foto
Bragança Paulista, SP
A Ala de Compositores da Faculdade do Samba Dragão Imperial possui cerca de 40 membros, dos quais grande parte todos os anos escrevem e participam do concurso da escolha do samba enredo da Azul e Rosa. Os Poetas Imperiais, como também são denominados, realizam rodas de samba semanais nas quais relembram sambas de diversos ícones desse ritmo brasileiro, com um tempêro todo seu na "quase famosa" Panela Imperial, que inclusive já se apresentou em algumas cidades, como Serra Negra, além da sua Bragança Paulista. Esse blog é um veículo para a divulgação das atividades da Ala, de dados culturais relativos ao samba, além de ser um espaço para que nossos compositores divulguem suas letras, os áudios de seus sambas, postem fotos de eventos realizados e muito mais...

Amigos que nos seguem

Arquivo do blog