POETAS IMPERIAIS, SEMPRE NA BOCA DO POVO!



Click here for Myspace Layouts

25 de maio de 2012

Pedrinho da Flor.

Hoje comemora 64 anos de muito samba um compositor cujo nome talvez não seja muito conhecido por boa parte do público amante deste nosso querido gênero, mas que, com certeza, conquistou grande amplitude através do sucesso que suas composições conquistaram. Falamos do ótimo Pedrinho da Flor ou Pedro de Abreu Maciel.
Nascido no dia 25 de maio de1948 na cidade do Rio de Janeiro, o cantor e compositor Pedrinho da Flor começou no samba na adolescência, freqüentando as rodas na quadra do então bloco carnavalesco Flor da Mina do Andaraí, adquirindo daí seu nome artístico. Depois, ingressou na Ala de Compositores da vizinha Unidos da Tijuca, onde ganhou seu primeiro samba enredo em 1974: “Flor Serrana”, composto com Cassinho e Djalma Rodrigues. Daí em diante o sambista passou a integrar as Alas de Compositores das agremiações tijucanas: Flor da Mina, Unidos, Império e Salgueiro e paralelamente, desenvolvia seu trabalho como músico, primeiro como ritmista em grupo de samba, depois como compositor e, finalmente, cantor.
Em 1981, o grupo Fundo de Quintal, no disco "Samba É No Fundo do Quintal", incluiu de sua autoria "Você Quer Voltar", música feita em parceria com Gelcy do Cavaco. Três anos depois, o grupo gravou outra composição de sua autoria, "É Bem Melhor Assim", feita com Aranha.
Em 1985, foi lançado o LP “Raça Brasileira”, uma coletânea que lançou os nomes da chamada jovem guarda do emergente pagode de fundo de quintal, que dominou a segunda metade da década de 80, nomes como: Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra, Mauro Diniz, Elaine Machado e o próprio Pedrinho da Flor. O músico passou então a viver uma fase inspirada e fértil: tornou-se presidente do Flor da Mina, sagrando-se campeão entre os blocos, arrebatou por dois anos consecutivos sambas na Império da Tijuca, isso em 1986 e 1987, sendo “Tijuca, Cantos, Recantos e Encantos” de 1987, parceria de Pedrinho da Flor, Baster, Belandi e Marinho da Muda, e “Viva O Povo Brasileiro” de 1987, parceria de Pedrinho com Baster, Belandi, João Quadrado e Marinho da Muda.
Em 1990 ganhou a disputa de sambas de enredo do Salgueiro com o samba “Sou O Amigo do Rei”, feito com Alaor Macedo, Arizão, Demá Chagas e Fernando Baster. Por essa época emplacou ainda várias obras nas paradas de sucesso nas vozes do Fundo de Quintal, Dhema, Dominguinhos do Estácio, Razão Brasileira, Leci Brandão, Zeca Pagodinho, Grupo Molejo, Almir Guineto, Grupo Raça, Karametade, Raça Negra e Dicró.
Pedrinho da Flor sempre se destacou por ser um compositor que gostava de cantar seus sambas na avenida. Em 1991, defendeu, pela primeira vez, um samba que não era de sua autoria: “Asa Branca”, pela Paraíso do Tuiuti, no Grupo A. Pedrinho ainda integra a diretoria da Flor da Mina do Andaraí, que se transformou em escola de samba na década de 90.
No ano de 1992, Dominguinhos do Estácio interpretou "Sob Os Olhos de Oxalá" (c/ Zé Roberto e Adalto Magalha) e "Sede de Amor" (c/ Adalto Magalha), no LP "Mar De Esperança". No ano seguinte, seu parceiro Dhema no CD "Dhema", incluiu uma composição de ambos, "De Um Lado de Minha Janela". Em 1997, Pedrinho lançou o CD “Tem Que Ser Assim”, com canções de sua autoria e no ano de 1998, o grupo Razão Brasileira, interpretou composições suas feitas em parceria com Adalto Magalha: "Eu Menti", "Medo" e "Telefone".
Em 2002 Marquinho Santanna (Ex-Marquinhos Sathã) incluiu no disco "Nosso Show" a composição "Dois Minutos A Sós Com Você", de sua autoria em parceria com Adalto Magalha
São ainda músicas de sua autoria: “A Bruxa Está Solta”, “Clínica Geral” e “Garoto Zona Sul”, sucessos com o grupo Molejo; “Menor Abandonado”, sucesso na voz de Leci Brandão e Zeca Pagodinho; “Pedra No Caminho”, “Maravilhas do Amor” e “Anjo Ateu”, esta última feita em parceria com Ratinho e Zeca Pagodinho.
Deixamos assim registrado nossos Parabéns ao excelente compositor, Pedrinho da Flor!

Você Quer Voltar
(Pedrinho da Flor / Gelcy do Cavaco)

Você quer voltar, mas não lhe darei perdão
Eu não posso perdoar a quem magoou meu coração
Se você me ouvisse não aconteceria
Entre nós a ingrata separação
Mas você insistiu em fazer tudo errado
E com isso acabou com nossa união.

Medo
(Pedrinho da Flor / Adalto Magalha)

Quando te vi, enlouqueci, senti vontade de te amar
No teu olhar eu pude ver o amor que tinhas pra me dar
Faltou coragem pra dizer o que sentiu meu coração
Mas hoje falo pra você tudo em forma de canção
Em versos quero te dizer por que tamanha indecisão
Já não sabemos esconder a força ardente da paixão
Por uma noite de prazer eu passo o dia a meditar
A gente pode se perder e nunca mais se encontrar

Eu tenho medo, medo... De me entregar pra você
Medo, medo, do meu coração padecer.
Sua beleza é demais, seu jeito me satisfaz
Se eu me entregar pra você eu vou perder a minha paz

Clínica Geral
(Pedrinho da Flor / Anderson Leonardo)

Quando eu te chamei pra ir num baile que só tinha gente bamba
Você falou: Só danço samba... Samba!
Aí então eu te levei lá na favela pra sentir o seu astral
E a moçada falou que você era clínica geral

Falou pra todo mundo que eu deixei você na cara do gol, gol
Que abalou! Uh! Que abalou! (ooooo)
Participou de tudo que rolou e não decepcionou
Na sua ginga o povo se amarrou e no jeitinho que você falou.

É Molejão!
Eu danço samba do meu jeito e dou um show
Eu danço samba do meu jeito e dou um show
Eu danço funk, danço reggae, danço rap, danço rock and roll

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos.

Minha foto
Bragança Paulista, SP
A Ala de Compositores da Faculdade do Samba Dragão Imperial possui cerca de 40 membros, dos quais grande parte todos os anos escrevem e participam do concurso da escolha do samba enredo da Azul e Rosa. Os Poetas Imperiais, como também são denominados, realizam rodas de samba semanais nas quais relembram sambas de diversos ícones desse ritmo brasileiro, com um tempêro todo seu na "quase famosa" Panela Imperial, que inclusive já se apresentou em algumas cidades, como Serra Negra, além da sua Bragança Paulista. Esse blog é um veículo para a divulgação das atividades da Ala, de dados culturais relativos ao samba, além de ser um espaço para que nossos compositores divulguem suas letras, os áudios de seus sambas, postem fotos de eventos realizados e muito mais...

Amigos que nos seguem

Arquivo do blog