POETAS IMPERIAIS, SEMPRE NA BOCA DO POVO!



Click here for Myspace Layouts

12 de março de 2012

Aurinho da Ilha

Bem, nós como sambistas, vamos sempre deixar claro nosso interesse em tudo que seja relacionado ao samba, em qualquer uma de suas vertentes ou matizes, mas como integrantes de Ala de Compositores que somos, é agradável demais quando podemos citar ou relembrar algum compositor ligado ao carnaval, até como uma forma de prestar homenagem a essa ramificação da qual, humildemente, também fazemos parte.
Numa dessas costumeiras navegações pela internet, de forma muito feliz, notamos que hoje é o dia do aniversário de um desses esquecidos e por vezes, quase que anônimos autores de samba-enredo, Aurinho da Ilha (Áureo Campagnag de Sousa), nascido no dia 12/3/1931, na cidade do Rio de Janeiro, RJ.
Desde os oito anos de idade freqüentava as escolas de samba da Ilha do Governador, onde nasceu e em 1953, com 22 anos, logo após a fundação em 07 de março, foi admitido como integrante da Ala de Compositores do Grêmio Recreativo e Escola de Samba União da Ilha do Governador. No ano de 1967, já como participante da Ala de Compositores do Salgueiro, compôs o samba-enredo "História da liberdade no Brasil", que classificou a escola em 3º lugar no Grupo 1 no desfile daquele ano.
Em 1.968, o Salgueiro desfilou com outro samba-enredo de sua autoria, "Dona Beija - Feiticeira do Araxá", classificando-se em 3º lugar do Grupo 1 no desfile daquele ano. Por essa época, participou de espetáculos de samba no Teatro Opinião.
No ano de 1976, Martinho da Vila gravou "História da liberdade no Brasil" e no ano seguinte, a União da Ilha desfilou com um samba-enredo de sua autoria: "Domingo" (c/ Ione do Nascimento, Adhemar e Waldir da Vala), classificando-se em 3º lugar do Grupo 1.
Neste mesmo ano, Emílio Santiago gravou "Domingo", sendo que ainda neste ano, Leci Brandão, no disco "Coisas do meu pessoal", incluiu de sua autoria "Dona Beija - Feiticeira do Araxá". Um de seus maiores sucessos é o samba-enredo com que a Escola União da Ilha desfilou em 1984, "Quem pode, pode, quem não pode...", que classificou a escola em 5º lugar do Grupo 1 no desfile daquele ano.
Mais detalhes sobre Aurinho da Ilha podem ser obtidos através do site Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. (http://www.dicionariompb.com.br/aurinho-da-ilha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos.

Minha foto
Bragança Paulista, SP
A Ala de Compositores da Faculdade do Samba Dragão Imperial possui cerca de 40 membros, dos quais grande parte todos os anos escrevem e participam do concurso da escolha do samba enredo da Azul e Rosa. Os Poetas Imperiais, como também são denominados, realizam rodas de samba semanais nas quais relembram sambas de diversos ícones desse ritmo brasileiro, com um tempêro todo seu na "quase famosa" Panela Imperial, que inclusive já se apresentou em algumas cidades, como Serra Negra, além da sua Bragança Paulista. Esse blog é um veículo para a divulgação das atividades da Ala, de dados culturais relativos ao samba, além de ser um espaço para que nossos compositores divulguem suas letras, os áudios de seus sambas, postem fotos de eventos realizados e muito mais...

Amigos que nos seguem

Arquivo do blog