Hoje aniversaria um grande compositor carioca, parceiro em várias composições de nada mais, nada menos do que a Rainha “Dona Ivone Lara”.
Nascido na cidade de Campos, Rio de Janeiro, no dia 9/3/1939, filho de músico, foi cortador de cana na infância antes de começar a cantar em conjuntos de baile da sua cidade.
Após o serviço militar, transferiu-se para o Rio de Janeiro indo residir no Morro do Querosene, no bairro do Rio Comprido, tendo participado de vários programas de calouros, entre os quais "Pescando Estrelas" e "Trem da Alegria". Atuou como cantor em conjuntos de baile e na noite em bares e casas noturnas do estado do Rio de Janeiro, principalmente na cidade de Caxias, onde morou durante vários anos, ingressando na Ala de Compositores da Imperatriz Leopoldinense no ano de 1970.
Délcio Carvalho tem diversas parcerias registradas com vários compositores, dentre eles Noca da Portela, Mário Lago Filho, Elton Medeiros, Mauro Duarte, Alavrenga, Carlos Cachaça, Adeílton Alves de Souza, parceiro no samba Esperanças Perdidas, entre outros, mas com certeza sua maior parceria é com a Rainha Dona Ivone Lara, com quem compôs sucessos como Acreditar (Acreditar eu não, recomeçar jamais...), Candeeiro da Vovó (Vige, Minha Nossa Senhora! Cadê o candeeiro de vovó...), Sonho Meu (Sonho meu, sonho meu, vai buscar quem mora longe, sonho meu...), etc.
Suas composições foram gravadas por Maria Bethânia, Gal Costa, Nana Caymmi, Nara Leão, Clara Nunes, Marisa Gata Mansa, Elza Soares, Alcione, Beth Carvalho, Jair Rodrigues, Martinho da Vila, Maria Creuza, Originais do Samba, Elizeth Cardoso e Clementina de Jesus, entre outros importantes intérpretes da MPB.
Maiores detalhes de dados artísticos, obras e a discografia desse grande compositor podem ser obtidos no site Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira (http://www.dicionariompb.com.br/delcio-carvalho) ou na página do próprio Délcio Carvalho (http://www.delciocarvalho.com.br), a quem deixamos aqui registrado os Nossos Parabéns!
Nenhum comentário:
Postar um comentário