POETAS IMPERIAIS, SEMPRE NA BOCA DO POVO!



Click here for Myspace Layouts

16 de maio de 2012

Ubirany - Fundo de Quintal.

Hoje completa 72 anos de vida, uma das figuras mais importantes do cenário do samba nacional, integrante de um grupo que se tornou referência para muitos sambistas, o grande Ubirany, nascido no dia16 de maio de 1940, na cidade do Rio de Janeiro.
Cantor, compositor e instrumentista, ao lado de Jorge Aragão, Almir Guineto, Sereno, Arlindo Cruz e Bira Presidente é um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, grupo que surgiu no início da década de 1980, oriundo dos encontros de amigos e dirigentes do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, que após o futebol faziam uma roda de samba de extrema qualidade, e que se tornando o precursor de um movimento que iria, mais tarde, dominar o mercado fonográfico brasileiro por um bom período, contribuindo ainda com a invenção e utilização de novos instrumentos como o repique de mão, adaptação de um “tom” de bateria acústica, inventado por Ubirany. Mais atuante como músico e cantor, Ubirany tem poucas composições gravadas, tanto pelo grupo quanto por outros artistas da MPB, dentre elas destaca-se, por exemplo a composição gravada em 1984, no disco "Seja Sambista Também", quando o grupo Fundo de Quintal incluiu, de sua autoria, "Nova Esperança", uma parceria com Mauro Diniz e Adilson Victor. No ano de 1987, o Fundo de Quintal interpretou "Amor Maior" (Ubirany, Franco e Arlindo Cruz), no LP "Do Fundo do Nosso Quintal". No ano 2000, ainda participando do grupo Fundo de Quintal, gravou o disco "Simplicidade Ao Vivo", em comemoração aos 20 anos do grupo. Neste mesmo ano, relançaram em CD todos os LPs editados anteriormente. Ainda neste ano, participou, com o grupo, do CD "Os Melhores do Ano II", no qual interpretaram "Rosalina" (Serginho Meriti e Luizinho) e "Romance dos Astros" (Luiz Carlos da Vila, Cléber Augusto e Jorge Carioca), esta última ao lado de Beth Carvalho.
Em 2001, com produção de Rildo Hora, o grupo lançou o disco "Papo de Samba". Neste CD, o 21º da carreira, foram incluídas músicas de participantes do grupo, como "Numa Casa Véia" (Ubirany, Mário Sérghio e Ronaldinho), assim como outras de compositores importantes, como Monarco na faixa "Peregrinação" (c/ Mauro Diniz). Em 2002, o grupo lançou o CD "Fundo de Quintal - Cacique de Ramos". Gravado ao vivo na quadra do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, o CD, produzido por Rildo Hora, contou com várias participações especiais: Almir Guinéto, Sombrinha, Arlindo Cruz e Jorge Aragão (ex-integrantes), Zeca Pagodinho e Beth Carvalho. Neste mesmo ano o grupo participou do disco "Jorge Aragão Ao Vivo Convida" e o cantor Belo, no disco "Valeu Esperar", interpretou de sua autoria "O Samba Me Chama", parceria de Ubirany com Bira Presidente. Ainda em 2002, ao lado de Bira Presidente e Dudu Nobre, Ubirany interpretou "Amor Pra Me Aquecer", no disco "Chegue Mais", de Dudu Nobre, sendo também incluída neste mesmo CD outra composição de sua autoria, "O Samba Me Chama". Em 2003, integrando o grupo e ao lado de Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e Dudu Nobre, foi uma das atrações especiais do "Festival Fábrica do Samba", apresentado no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano o grupo Fundo de Quintal lançou o CD "Festa pra comunidade" e o violonista Cléber Augusto afastou-se do grupo para seguir carreira solo. A formação do grupo ficou então da seguinte maneira: Ademir Batera (batera), Mário Sérghio (cavaquinho e voz), Ronaldinho (cavaquinho e banjo), Sereno (voz e tan-tan), Bira Presidente (pandeiro e voz) e Ubirany (voz, repique e caixinha). No ano de 2004 o grupo gravou o primeiro DVD em show no Olimpo, no Rio de Janeiro, e no qual recebeu como convidados Jorge Aragão, Alcione, Leci Brandão, Zeca Pagodinho, Nei Lopes, Almir Guineto, Dona Ivone Lara, Luiz Carlos da Vila, Dudu Nobre, Arlindo Cruz, Sombrinha, Beth Carvalho e Demônios da Garoa. O disco foi lançado em março do mesmo ano em três show no Canecão, nos quais o grupo recebeu diversos convidados, entre eles, Alcione, Dudu Nobre, Revelação, Exaltasamba, Jorge Aragão e Arlindo Cruz, ambos ex-integrantes do grupo. No DVD, dirigido por Karla Sabah, foram incluídas cenas de gravações antigas, do tempo do pagode da tamarineira, no Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, nos quais aparecem Dida e Neoci Dias, ambos já falecidos. O Fundo de Quintal recebeu o "Prêmio Sharp de Música" nove vezes, sendo sete consecutivas, como "Melhor Grupo de Samba". Ainda em 2004 integrando o grupo Fundo de Quintal recebeu o "O Prêmio Tim" na categoria "Melhor Grupo de Samba".
Com este simples registro, deixamos aqui nossos parabéns a este Grande Sambista!

Amor Maior
(Ubirany / Franco / Arlindo Cruz)

Você foi o meu amor maior, um amor de não se esquecer
E não há explicação melhor,
Foi um sonho que eu quis bem real pra ser feliz,
Mas virou a minha dor pior
Queda dura de não se reerguer, de repente em amor menor
Se chegou bem devagar e tomou e seu lugar.

Certas linhas tortas fazem ver e a gente aprende assim o que é sofrer
E quem só vê razão na proporção perde por querer, não vê coração.
Você foi pra mim uma lição que tanto fez doer e eu sei de cor
Se mal, o bem lhe faz, não quero ter.
Tantas você fez que acabou de vez o meu amor maior,
Um amor de não se esquecer
De repente um amor menor, se chegou bem devagar.

Nova Esperança
(Ubirany / Mauro Diniz / Adilson Victor)

Sonhar é tentar e viver de novo um grande amor
Acender em você a chama que apagou
Pra matar a saudade amar de verdade
Reviver bons momentos e sem ressentimentos
Reabrir o meu coração e deixar toda felicidade outra vez entrar

É sentir uma nova esperança e fazer do amor aliança
Se dar sem ter medo de errar confiar feito uma criança
Que a vez da bonança não tarda a chegar
Depois do pranto um sorriso e o paraíso você vai encontrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos.

Minha foto
Bragança Paulista, SP
A Ala de Compositores da Faculdade do Samba Dragão Imperial possui cerca de 40 membros, dos quais grande parte todos os anos escrevem e participam do concurso da escolha do samba enredo da Azul e Rosa. Os Poetas Imperiais, como também são denominados, realizam rodas de samba semanais nas quais relembram sambas de diversos ícones desse ritmo brasileiro, com um tempêro todo seu na "quase famosa" Panela Imperial, que inclusive já se apresentou em algumas cidades, como Serra Negra, além da sua Bragança Paulista. Esse blog é um veículo para a divulgação das atividades da Ala, de dados culturais relativos ao samba, além de ser um espaço para que nossos compositores divulguem suas letras, os áudios de seus sambas, postem fotos de eventos realizados e muito mais...

Amigos que nos seguem

Arquivo do blog