POETAS IMPERIAIS, SEMPRE NA BOCA DO POVO!



Click here for Myspace Layouts

1 de junho de 2012

Dhema.

No dia de hoje completa 52 anos de vida um cantor e compositor que fez muito sucesso na década de 90. Conhecido pelo swing e romantismo de algumas de suas canções, Dhema marcou passagem no mundo do samba, mais para o samba-rock, vale dizer, com grandes sucessos cujas conhecidas introduções (laiá, laia... láá...ia ou lá... lalaiá, lalaiá... lalaiá, lalaiá), eram comumente repetidas pelas ruas e na certa são relembradas com muito carinho pelos que vivenciaram esse período. Dhema ou Ademir Marques da Silva, nascido no dia 01 de junho de 1960 na cidade de São Paulo, começou a tocar violão aos 12 anos de idade, influenciado pelo pai. Em 1977, com 17 anos, compôs com Bebeto "Esperanças Mil", música que deu título ao LP lançado pelo parceiro com grande êxito. Ainda deste disco, foi incluído um dos primeiro sucessos de Bebeto, a composição "Você É Que Me Acalma", parceria de ambos, mais conhecida pelo subtítulo "Menina". Nos anos posteriores, Bebeto gravou outras várias parcerias de ambos em diversos discos. No ano de 1982, Serginho Meriti, no disco "Vida Tão Bela Menina", incluiu diversas composições da dupla de compositores que formou com Dhema: "Eu Vou Fazer", "Juntos Por Toda a Vida", "Grito de Gol", "Morena Dengosa", "Chateador" e "Meriti". Ainda neste disco, Serginho contou com a participação especial de Leci Brandão na faixa "Chicote da Vida", parceria de Dhema e Serginho Meriti. No ano seguinte, Neguinho da Beija-Flor no LP "Meu mundo novo", interpretou "Senhora", outra composição de Dhema e Serginho Meriti. No ano de 1993, Dhema lançou o CD cujo título era seu próprio nome artístico “Dhema", disco este, no qual incluiu de sua autoria "Deusa Mulata" (c/ Bedeu), "De Um Lado de Minha Janela" (c/ Pedrinho da Flor), "Deitar No Seu Colo" (c/ Marco Arrojo), "Tudo Tem Seu Tempo" e "Eu Não Te Esqueço". No ano seguinte, lançou o disco "Swing No Amor", disco no qual interpretou, de sua autoria juntamente com o compositor Marco Arrojo, a música que se tornaria o grande sucesso de sua carreira, "O Sonho Não Pode Acabar", registrando ainda "Com Vontade de Viver" (c/ Toca Martins), "Nosso Amor É Um Sucesso" (c/ Joban), "Doce Tentação" (c/ Nilton Ribeiro), "Deixa de Onda" (c/ Bedeu) e ainda só de sua autoria "Será Amor", "Minha Coisa Linda" e a faixa-título "Swing no Amor", entre outras. Em 1999 gravou o disco "Dhema Ao Vivo", no qual incluiu as inéditas "Que Gente Rara", "Pití" e "Tudo é Festa", além dos sucessos de sua carreira. Em 2001, ao lado do grupo Os Morenos e da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, entre outros, fez grande show no réveillon daquele ano na praia do Recreio, no Rio de Janeiro. Dhema fez parcerias com gente como: Arlindo Cruz, Serginho Meriti, Jobam, Antonio Luiz, Marcos Arrojo, Bedeu, Luiz Carlos (Raça Negra) e Bebeto. Também gravaram suas músicas, intérpretes como: Alcione, Neguinho da Beija Flor, Leci Brandão, Reinaldo, Bedeu, além de bandas como: Raça Negra, Negritude Jr. e Kiloucura. Como instrumentista, Dhema tocou com vários cantores no inicio de sua carreira, tais como; Zé Rodrigues, Leni Andrade, Luiz Vagner, etc. Com cerca de 13 trabalhos registrados, Dhema ainda é um cantor conhecido em todo o pais, marcado sempre pelo seu swing inconfundível.



O Sonho Não Pode Acabar
(Dhema / Marco Arrojo)

Me pegou de um jeito diferente, estou apaixonado
Estava por aí de mão em mão usando e sendo usado
De repente tudo aconteceu, todo o seu encanto me prendeu
Sua fala rouca já pedindo minha boca tudo que era meu
Já não me pertenço essa paixão, roubou o meu juízo
Transformou a minha solidão me deu um paraíso
Cala minha boca com seus beijos, parece adivinhar os meus desejos
Se enrosca em meu corpo, possuindo pouco a pouco, me faz enlouquecer

Me pega eu quero todo o seu chamego
O carinho desse aconchego
Todo amor que tem para me dar
Na vida o que é da gente está guardado
Valeu eu ter te esperado, o sonho não pode acabar

 Volta Pra Mim
(Dhema)

Preciso te ver, por favor não me diga não
Estar com você faz tão bem para o meu coração
Como eu posso esquecer um passado e presente assim
Sem você meu amor, tá faltando um pedaço de mim
Me lembro que a gente fez juras de amor para sempre
Um romance bonito e perfeito e de repente você pede um tempo
Não dá pra entender você me pegou de surpresa
Não me preparou, minha chama ainda arde acesa
Não aceito e não quero tirar você de mim
Um amor tão gostoso não pode terminar assim


Doce Tentação
(Dhema / Nilton Ribeiro)

Doce tentação, essa menina cheia de encantos que chegou por aqui.
Deixou meu coração doido apaixonado e eu não pude resistir
Quando ela sorriu, já me seduziu
Eu só queria ficar ali, lado a lado tudo bem,
Sorrindo também, que magia, que alto astral,
Parecia cena de cinema e eu fazendo parte desse filme,
Ela parecendo aquarela, nessa tela que o amor pintou.

Foi só a gente se olhar e ver que o amor estava acontecendo em nós
Não foi preciso ter que usar a voz, só um sorriso.
Foi só a gente se olhar e ver que o amor estava acontecendo em nós
Não foi preciso ter que usar a voz e tudo foi tão lindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos.

Minha foto
Bragança Paulista, SP
A Ala de Compositores da Faculdade do Samba Dragão Imperial possui cerca de 40 membros, dos quais grande parte todos os anos escrevem e participam do concurso da escolha do samba enredo da Azul e Rosa. Os Poetas Imperiais, como também são denominados, realizam rodas de samba semanais nas quais relembram sambas de diversos ícones desse ritmo brasileiro, com um tempêro todo seu na "quase famosa" Panela Imperial, que inclusive já se apresentou em algumas cidades, como Serra Negra, além da sua Bragança Paulista. Esse blog é um veículo para a divulgação das atividades da Ala, de dados culturais relativos ao samba, além de ser um espaço para que nossos compositores divulguem suas letras, os áudios de seus sambas, postem fotos de eventos realizados e muito mais...

Amigos que nos seguem

Arquivo do blog