POETAS IMPERIAIS, SEMPRE NA BOCA DO POVO!



Click here for Myspace Layouts

5 de junho de 2012

David Corrêa.

Hoje aniversaria o compositor e cantor David Antonio Corrêa ou simplesmente David Corrêa como assina suas composições. Nascido no dia 05 de junho de 1.937 na cidade do Rio de Janeiro, criou-se no subúrbio carioca de Engenho de Dentro, onde ainda criança compunha sambas-enredos para o bloco carnavalesco de sua rua. Em 1972, ingressou na Ala de Compositores do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Portela. No ano seguinte, seu samba "Passárgada, o Amigo do Rei", foi escolhido para representar a escola no carnaval daquele ano, classificando-a em 4° lugar. No ano de 1974, outro samba-enredo de sua autoria, "O Mundo Melhor de Pixinguinha", foi classificado entre os cinco primeiros na escolha feita pela escola. No ano seguinte, "Macunaíma", samba-enredo de sua autoria em parceria com Norival Reis, classificou a Portela em 4º lugar. Este é um dos grandes sambas da história da Portela, o qual, na avenida, foi interpretado por Clara Nunes, Candeia e Silvinho do Pandeiro, além do próprio David.
Em 1976 a cantora Renata Lú interpretou de sua autoria "Sandália de Prata", música feita em parceria com Bebeto di São João e que acabou dando nome ao disco da cantora. Neste mesmo ano, David lançou o seu primeiro LP "Menino Bom", no qual interpretou "Menino Bom", de Romildo e Carlito Cavalcanti, e várias composições de Gracia do Salgueiro: "De Onde Vem o Dinheiro", "Tá Tudo Aí", "Senta Aí Vovó" e "Que Dança é Essa". Ainda neste trabalho, lançou várias composições de sua autoria como "Morena", "Navio Velho", "Cordel" e "Velhos Carrilhões", todas em parceria com Toninho Nascimento, além de outras músicas feitas em parceria com Bebeto di São João, Joel Menezes e Norival Reis.
Na virada dos anos 70/80, David viveu uma fase áurea, quando emplacou sambas durante quatro anos consecutivos na Portela: "Incrível, Fantástico, Extraordinário" em 1979, parceria com J. Rodrigues e Tião Nascimento; "Hoje Tem Marmelada" em 1980, samba composto com Jorge Macedo e Norival Reis; "Das Maravilhas do Mar, Fez-se o Esplendor de Uma Noite" em 1981, feito com Jorge Macedo, mesmo ano em que gravou outro disco, o LP "Lição de Malandragem", no qual interpretou, entre outras, "Economia", canção feita em parceria com Noca da Portela. Em 1982 a Portela desfilou com outro samba de sua autoria, "Meu Brasil Brasileiro", feito com Jorge Macedo.
Após consagrar-se na Portela, David Corrêa conseguiu sucesso em outras agremiações, tendo conquistado a escolha de samba no Salgueiro, no ano de 1984 com o antológico “Skindô, Skindô", outra parceria com Jorge Macedo.
No ano de 1985, o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos de Vila Isabel classificou-se em 3° lugar no Grupo A com um samba enredo de sua autoria: "Parece Que Foi Ontem", parceria com Tião Grande e Jorge Macedo e no ano seguinte, 1986, a escola desfilou com outro samba enredo de sua autoria, "De Alegria Cantei, de Alegria Pulei, de Três em Três Pelo Mundo Rodei", samba composto com Jorge Macedo. Neste mesmo ano, Almir Guineto gravou, de sua autoria, o sucesso "Mel na Boca". Ainda neste ano, David lançou o LP “Pique Brasileiro”, gravado juntamente com Gracia do Salgueiro e Aluísio Machado, conseguindo sucesso com a música “Estrela de Oya”, de sua autoria.
Em 1988, a Imperatriz Leopoldinense desfilou com o samba de sua auroria, em parceria com Gibi, Guga e Zé Katimba, no enredo "Conta Outra, Que Esta Foi Boa" e Agepê interpretou "Amor Atrevido", música de David Corrêa com Mauro do Cavaco e Neide Telma, gravada no disco "Canto Pra Gente Cantar" e Elza Soares incluiu no disco "Voltei" a composição "Bom Dia, Portela", de David Corrêa em parceria com Bebeto di São João. Almir Guineto, no ano de 1989, gravou sua composição "Barquinho Branco", incluindo-a no disco "Jeito de Amar", e em 1991, no disco "De Bem Com a Vida", Almir interpretou "O Que Passou, Passou", parceria de David Corrêa com Vicente Mattos.
Em 1994 a Estação Primeira de Mangueira desfilou com histórico samba "Atrás da Verde e Rosa Só Não Vai Quem Já Morreu", composto em parceria com Carlos Senna, Fernando de Lima e Paulinho Carvalho. No ano de 1995 foi a vez do Estácio de Sá desfilar com um samba de sua autoria com o enredo "Uma vez Flamengo", composto com Adílson Torres, Caruso e Déo. No ano 2000, juntamente com Jorge Aragão, Zédi, Baianinho e Noca da Portela, David Corrêa participou do show do encerramento do século e do milênio na Praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. No final do ano de 2001, ao lado de Carlos Dafé, Luiz Melodia, entre outros artistas, participou da festa de réveilon na Praia da Moreninha, em Paquetá, no Rio de Janeiro. No ano de 2002 a Portela classificou-se em 8º lugar no desfile do Grupo Especial com um samba enredo de sua autoria em parceria com Grillo e Naldo, "Amazonas, Esse Desconhecido! (Delírios do Eldorado Verde)". Registramos assim, nossos Parabéns a este excelente compositor!

Mel Na Boca
(David Corrêa)

Oh, quanta mentira suportei neste teu cinismo de doçura.
Pode parar com essa idéia de representação
Os bastidores se fecharam pra desilusão

É mentira! Cadê toda promessa de me dar felicidade?
Bota mel em minha boca, me ama, depois deixa a saudade.
Será que o amor é isso? Se é feitiço, vou jogar flores no mar
Um raio de luz do sol voltará a brilhar,
Que se apagou e deixou noite me meu olhar.

Skindô, Skindô - Salgueiro 1984
(David Corrêa / Jorge Macedo)

O quem vem de mim é pra rolar
Amor, raiou o dia
A noite trouxe o meu cantar
Enfeitado o luar da Bahia
Foi um vento tão menino
Que soprou o meu destino pelo mar
Vim de terra tão distante
Sou o negro mais amante, Skindô ô ô ô ô
Ô ô ô ô ô ô ô, a vida fica mais feliz, meu amor
A folha nasce da raiz, Skindô
O samba é a flor

Cadê meu agogô
Mandei buscar o quê
Pra eu bater pra ioiô

Só por amar, querer sambar
Meu peito é um clarim de poesia
Um arco-íris nos meus olhos
Brilha a noite como o dia
Pandeiro, surdo, cavaco, ganzá
Me pega, me deixa ficar, ô iaiá
Roda, o meu Salgueiro
Roda e vem mostrar
O canto de quem ama, acende a chama
Viajando no meu doce olhar, ô ô ô

Oiá, oiá... Água de cheiro pra ioiô
Vou mandar buscar na fonte do senhor

Conta Outra Que Essa Foi Boa - Imperatriz 1988
(David Corrêa / Gibi / Guga / Zé Katimba)

Eu voto pra não esquecer, a vida tem que melhorar
O povo na constituinte vai ter mesa farta, sorrir e até cantar
Quá, quá, quá, você caiu, caiu
É brincadeira, é primeiro de abril

Disse me disse na História do Brasil
Fui criança, fui palhaço e ninguém me assumiu (ô seu Cabral...)
Cabral, ô Cabral! O esquema é de lograr (de lograr)
De 171 com a realeza,
Me mandou uma princesa que fingiu me libertar

Ô ô ô piuí! Piuí lá vem o trem
A ferrovia é brincadeira de neném

Estrela de Oiá
(David Corrêa)

O que fazer se você quer mudar,
Quebrar o elo da corrente de paz que cercou o nosso amor
É melhor chegar a uma conclusão
Mais vale um soneto que a emenda serviu de lição

Ô estrela!... Estrela de Oiá!
Acende meu caminho,
Não deixe Ioiô com a noite no olhar, sem luar!
Lá ficou meu coração, como a flor que ficou
Sem dançar com a brisa do sol de verão.
Doeu, doeu demais,
Eu não sou de aço, quero ser teu abraço!
Como posso esquecer este amor tão louco
Me mata de desejo, que te amar é muito pouco
Como posso esquecer este amor tão louco
Me mata de desejo, que te amar é muito pouco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos.

Minha foto
Bragança Paulista, SP
A Ala de Compositores da Faculdade do Samba Dragão Imperial possui cerca de 40 membros, dos quais grande parte todos os anos escrevem e participam do concurso da escolha do samba enredo da Azul e Rosa. Os Poetas Imperiais, como também são denominados, realizam rodas de samba semanais nas quais relembram sambas de diversos ícones desse ritmo brasileiro, com um tempêro todo seu na "quase famosa" Panela Imperial, que inclusive já se apresentou em algumas cidades, como Serra Negra, além da sua Bragança Paulista. Esse blog é um veículo para a divulgação das atividades da Ala, de dados culturais relativos ao samba, além de ser um espaço para que nossos compositores divulguem suas letras, os áudios de seus sambas, postem fotos de eventos realizados e muito mais...

Amigos que nos seguem

Arquivo do blog