POETAS IMPERIAIS, SEMPRE NA BOCA DO POVO!



Click here for Myspace Layouts

19 de junho de 2012

Gracia do Salgueiro.

De certo que a música popular brasileira se encontra em festa hoje comemorando o aniversário do fantástico Chico Buarque. O samba, em especial, também agradece a esse monstro da nossa música, mas voltando nossos olhos um pouco mais para nossa raiz, humildemente pedimos licença para lembrar a passagem de anos do excelente compositor salgueirense, Gracia do Salgueiro.
Graciano Campos nasceu na cidade de Além Paraíba, no estado de Minas Gerais no dia 19 de junho de 1927, mas ainda criança foi morar com a família no Rio de Janeiro. Aos 16 anos, já cantava profissionalmente, apresentando-se na Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro. Em 1958, compôs a sua primeira música, "Cortina do meu lar", gravada pela cantora Ademilde Fonseca, mesmo ano, aliás, em que ingressou na Ala dos Compositores do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, na qual compôs seu primeiro samba-enredo. Como cantor, apresentou-se em programas de televisão e em clubes do Rio de Janeiro, como Renascença e Bola Preta.
No ano de 1974, Beth Carvalho lançou o LP "Pra Seu Governo", no qual incluiu de sua autoria "1800 Colinas", um dos primeiro sucessos da cantora. Com o êxito desse samba, a cantora foi convidada a fazer uma turnê pela França, onde o disco também foi editado. Neste mesmo ano, ao lado de Catoni, Wilson Moreira, Edson Menezes e Ary do Cavaco, entre outros, Gracia participou do LP "Olé do Partido Alto", no qual interpretou de sua autoria "Zé Trocado", em parceria com Roberto Nunes.
Beth Carvalho em 1975 gravou "Pandeiro e Viola", composição de Gracia que deu título ao disco da cantora. Ainda em 1975, Jorginho do Império interpretou "Na Beira do Mar", no LP "Viagem Encantada". No ano seguinte, Beth Carvalho interpretou "Se Você Quiser" e em 1977, "Cuidado Com a Minha Viola", foi incluída no LP "Botequins da Vida", também de Beth Carvalho.
No ano de 1978, a cantora Janaína gravou "O Tema é o Dinheiro", no LP "Quem Tem... Tem". Em 1982, Elizete Cardoso, no LP "Recital - Volume 1", regravou "1800 Colinas".
No ano de 1997 o cantor Fabiano interpretou no disco "Samba e Pagode 7", "Presença de Noel", samba feito por Gracia em parceria com Martinho da Vila. Já no ano 2000, Zélia Duncan e Beth Carvalho interpretaram "1800 Colinas", o maior sucesso do compositor e um dos maiores da carreira da cantora no disco "Casa de Samba 4", produzido por Rildo Hora e em 2004 Beth Carvalho regravou "1800 Colinas" em seu DVD "Beth Carvalho - A Madrinha do Samba", gravado ao vivo no Canecão, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano a cantora Tereza Gama lançou o CD "Aos Mestres Com Carinho", no qual interpretou de sua autoria "Dedo na Viola". Com esse simples registro, gostaríamos de felicitar Gracia do Salgueiro pelos seus 85 anos de vida!

1800 Colinas
(Gracia do Salgueiro)

Subi mais de 1800 colinas,
Não vi nem a sombra de quem eu desejo encontrar
Ó Deus eu preciso encontrar meu amor, ôôôô
Pra matar a saudade que quer me matar.

Eu queria dar sossego ao meu coração, mas fui infeliz no amor
Fui gostar de quem não gosta de ninguém e hoje só me resta a dor
Por isso eu subi...

Pandeiro e Viola
(Gracia do Salgueiro)

Ô pandeiro, ô viola...
Cantarolando é que a nossa tristeza vai embora

Pra curar melancolia... La la i a la i a la ia
A tristeza de quem chora ... La la i a la i a la ia
O remédio é um pandeiro, luar e um terreiro e viola

Cuidado Com A Minha Viola
(Gracia do Salgueiro)

Cuidado com a minha viola! Cuidado com a minha viola!
Estão batendo no pandeiro, vê como a cuíca chora
Já deram no reco-reco, bateram na boca do "seu" agogô
Quero cuidado com a minha viola, é com ela que eu canto para o meu amor.

Cuidado com a minha viola! Cuidado dom a minha viola!
Estão batendo no pandeiro, vê como a cuíca chora
Já sacudiram o chocalho, fizeram um barulho que eu vou te contar
Até o surdo que não escutava, ouvindo a zoada se pôs a gritar.

Cuidado com a minha viola! Cuidado com a minha viola!
Estão batendo no pandeiro, vê como a cuíca chora
Já disse ao dono da casa, se a pancadaria for continuar
Eu vou embora com a minha viola cantar meu partido em outro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos.

Minha foto
Bragança Paulista, SP
A Ala de Compositores da Faculdade do Samba Dragão Imperial possui cerca de 40 membros, dos quais grande parte todos os anos escrevem e participam do concurso da escolha do samba enredo da Azul e Rosa. Os Poetas Imperiais, como também são denominados, realizam rodas de samba semanais nas quais relembram sambas de diversos ícones desse ritmo brasileiro, com um tempêro todo seu na "quase famosa" Panela Imperial, que inclusive já se apresentou em algumas cidades, como Serra Negra, além da sua Bragança Paulista. Esse blog é um veículo para a divulgação das atividades da Ala, de dados culturais relativos ao samba, além de ser um espaço para que nossos compositores divulguem suas letras, os áudios de seus sambas, postem fotos de eventos realizados e muito mais...

Amigos que nos seguem

Arquivo do blog