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18 de junho de 2012

Paulo da Portela.

A Família Portelense comemora hoje o 111º aniversário de um grande ícone da escola, ilustríssimo e eterno Paulo da Portela
Paulo Benjamin de Oliveira, nasceu no dia 18de junho de 1.901, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de Joana Baptista da Conceição e Mário Benjamin de Oliveira, passou a infância no bairro da Saúde e Estácio de Sá, criado pela mãe junto com um irmão mais velho e uma irmã mais nova, considerava o pai sempre uma figura ausente. Começou a trabalhar bem cedo em uma pensão para ajudar a mãe; também entregava marmitas em domicílios, tendo mais tarde, passado a trabalhar como lustrador de móveis.
Em 1920, a família mudou-se para Osvaldo Cruz, indo morar numa casinha de vila que hoje corresponde ao número 338 da Estrada da Portela. Nessa época, iniciou suas atividades carnavalescas, no Bloco Moreninhas de Bangu. Fundou, no início da década de 1920 o "Ouro Sobre Azul", o primeiro bloco de Osvaldo Cruz, mais no estilo dos ranchos do que do samba. Foi na casa de seu Napoleão, pai de Natal da Portela e um dos grandes festeiros do bairro, na qual começou a conviver com sambistas de peso, como Ismael Silva, Baiaco, Brancura, Aurélio, trazidos do Estácio pela irmã de seu Napoleão, D. Benedita. Nestas festas, tocava-se e dançava-se jongo e caxambu. Mais tarde, passou a freqüentar as festas de D. Esther Maria Rodrigues, organizadora do bloco "Quem Fala de Nós Come Mosca", que recebia tanto pessoas do bairro como também da classe alta, e ainda artistas como Pixinguinha, Cartola, Roberto Silva, Augusto Calheiros, Donga, Gilberto Alves, entre outros. Bem antes, em 1922, fundou o bloco "Baianinhas de Oswaldo Cruz", juntamente com Antônio Rufino dos Reis e Antônio da Silva Caetano, futuros fundadores da Portela.
Em 11 de abril de 1926, surgiu o Conjunto Carnavalesco Escola de Samba de Osvaldo Cruz, em cuja organização teve papel importantíssimo: líder, produtor, relações públicas, organizava os eventos, discursava, lutando para que o samba, e as escolas de samba, tivessem o seu devido reconhecimento. A participação pública de Paulo da Portela logo fez dele um líder classista muito considerado por seus pares e por alguns jornalistas, que nele via despontar uma estrela do proletariado. Em 1931, Mário Reis gravou seu samba "Quem Espera Sempre Alcança". No ano seguinte, Paulo participou da fundação da UES (União das Escolas de Samba).
Em 1935, a Vai Como Pode (futura Portela) ganhou o desfile das escolas de samba com "Linda Guanabara", samba de sua autoria. No mesmo ano, dois fatos marcantes para a escola, primeiro quando ela passou a chamar-se G.R.E.S. Portela e segundo pelo fato de Paulo, agora de fato da Portela, foi eleito pelo voto popular como o maior compositor das escolas de samba, num concurso promovido pelo jornal "A Nação". No ano seguinte, Paulo foi eleito "Cidadão-Momo" e em 1937, "Cidadão-Samba". Esses títulos lhe deram status na sociedade carioca e geraram algumas inimizades.
Em 1937 ainda, Carlos Galhardo gravou "Cantar Para Não Chorar", samab de Paulo da Portela e Heitor dos Prazeres. De dezembro de 1937 a janeiro de 1938, Paulo participou da Embaixada do Samba, grupo que viajou em turnê de shows no Uruguai, do qual faziam parte ainda Heitor dos Prazeres, Marília Batista, a violonista Ivone Rabelo, o maestro Júlio de Souza e o grupo “Turunas Cariocas”. Ainda em 1938, participou da Embaixada da Favela que, chefiada por Francisco Alves, fez apresentações em São Paulo.
Compôs "Teste de Samba", com o qual a Portela foi campeã em 1939, apontado como o primeiro samba-enredo, já que conseguiu estruturar toda a escola em função do seu samba, ao contrário dos outros compositores, que criavam a música a partir de um enredo determinado. Em junho deste ano, casa-se com Maria Elisa dos Santos. No ano de 1940, criou o programa "A Voz do Morro", na Rádio Cruzeiro do Sul, junto com Cartola, no qual apresentavam sambas inéditos.
Em 1941, formando o Conjunto Carioca juntamente com Cartola e Heitor dos Prazeres, fez temporada na cidade de São Paulo. Nesse ano, a Portela foi campeã com seu samba "Dez Anos de Glória", em parceria com Antônio Caetano, que contava todos os temas já apresentados pela escola desde 1932. Brigado com a diretoria, deixou a escola logo após o carnaval em razão de desentendimento ocorrido ainda em pleno desfile, saindo magoado como revelam os versos de seu samba O Meu Nome Já Caiu No Esquecimento: O meu nome já caiu no esquecimento/ O meu nome não interessa a mais ninguém/ E o tempo foi passando/ E a velhice vem chegando/ Já me olham com desdém/ Ai quantas saudades/ De um passado que se vai no além/ Chora, cavaquinho, chora/ Chora, violão, também/ O Paulo no esquecimento/ Não interessa a mais ninguém/ Chora, Portela/ Minha Portela querida/ Eu que te fundei/ Serás minha toda vida. Entrou então para a Escola de Samba Lira do Amor, de Bento Ribeiro, mas, apesar disso, em agosto de 1941 recebeu, na Portela, Walt Disney e enorme comitiva. Inspirado nesta grande festa, Disney criou o personagem Zé Carioca.
Paulo da Portela participou como figurante de três longas-metragens: "Favela de Meus Amores", de Humberto Mauro; "O Bobo do Rei" e "Pureza". Faleceu no dia 30 de janeiro de 1949 no Rio de Janeiro, em conseqüência de um ataque cardíaco.
No ano de 1965, "Pam-pam-pam-pam" foi incluída no LP "Rosa de Ouro". Em 1970, seu partido-alto "Cocorocó" foi interpretado pela Velha-Guarda da Portela no LP "Portela, Passado de Glória", disco este produzido por Paulinho da Viola.
No ano de 1972, Elza Soares e Roberto Ribeiro incluíram "Cocorocó" no disco "Sangue, Suor e Raça". Em 1974, Alvaiade gravou o samba inédito "Quitandeiro", composição póstuma de Paulo da Portela com Monarco, no LP "Portela", o qual terminou o samba, iniciado por Paulo, somente após permissão da família do compositor.
Paulo foi homenageado em sambas como "De Paulo da Portela a Paulinho da Viola", de Monarco e Francisco Santana, e "Passado de Glória", de Monarco. No ano de 1976, Roberto Ribeiro regravou "Quintandeiro" no LP "Arrasta Povo". Neste mesmo ano sua composição "Olhar Assim" foi interpretada por Clementina de Jesus no disco "Clementina de Jesus - Convidado Especial: Carlos Cachaça". Em 1979 Clementina de Jesus regravou "Cocorocó" no LP "Clementina e Convidados". Em 1984, foi lançado o LP "Cartola Entre Amigos", disco no qual foi incluída a faixa "Deus Te Ouça", parceria com Cartola, interpretada pela dupla Monarco e Tia Doca da Portela. No ano de 1986, com produção de Katsunori Tanaka foi lançado o LP "Doce Recordação - Velha-Guarda da Portela" somente para o mercado japonês, disco no qual foi incluída de sua autoria "Cidade Mulher", interpretada por Monarco.
No ano de 1987, novamente o produtor japonês Katsounori Tanaka lançou para seu mercado natal outro LP: "Homenagem a Paulo da Portela". Neste LP participaram vários integrantes da Velha-Guarda da Portela e outros admiradores de Paulo da Portela como: Chico Santana em "Linda Guanabara"; Manacéia "Teste de Samba"; Cristina Buarque e Mauro Duarte em "Quem Espera Sempre Alcança", Monarco e Tia Doca em "Deus Te Ouça"; Monarco em "Este Mundo É Uma Roleta" e "O Meu Nome Já Caiu No Esquecimento"; Argemiro da Portela em "Cocorocó"; Casquinha da Portela em "Conselho". Na década de 1990 foi relançado em CD "Cartola Entre Amigos" e no ano 2000, "Doce Recordação - Velha-Guarda da Portela" e "Homenagem a Paulo da Portela". No ano seguinte, Paulo foi homenageado pelo bloco "MIS a MIS", quando o Museu da Imagem e do Som apresentou o enredo "Paulo da Portela", bloco que tinha como padrinhos Dona Zica e Ricardo Cravo Albin. O samba em sua homenagem, criado para o desfile do bloco, foi composto por Jorge de Paula, Ricardo Mello e Marcelo Menezes, sendo gravado por Monarco e a Velha-Guarda da Portela. O desfile do bloco, também animado pelo Bloco Carnavalesco Cordão da Bola Preta, aconteceu no bairro da Lapa, centro do Rio de Janeiro. Neste dia foram feitas imagens para um documentário sobre a vida e obra do sambista, dirigido e escrito por Marília Barboza, Luís Carlos Magalhães, Carlos Monte e João Batista Vargens, que incluía também cenas com depoimentos de familiares do compositor. Em 2002, foi lançado o livro "Velhas Histórias, Memórias Futuras", de Eduardo Granja Coutinho, no qual o autor faz várias referências ao compositor.
Bem, com este simples relato, queremos demonstrar nosso respeito e registrar nossos humildes parabéns a este gigantesco personagem da história do samba e do carnaval brasileiro!

Cantar Para Não Chorar
(Paulo da Portela / Heitor dos Prazeres)

Rir para iludir, cantar para não chorar,
Beber para esquecer o nome daquela ingrata que me fez sofrer

Vivo cantando pra esquecer a minha dor
Conservo ainda, no peito, um grande amor
E o meu pranto parece não ter mais fim
No entanto, eu padeço e não tens pena de mim

Linda Borboleta
(Paulo da Portela)

Linda borboleta não seja buliçosa
Deixa a minha rosa que tão linda está no galho
É o meu prazer ao amanhecer fazer-lhe visita
Vê-la banhada de orvalho,
Quando vem o sol cobre ela de ouro,
No jardim do pobre é um tesouro.

Linda borboleta, por favor, deixa meu tesouro de real valor
Quem faz este apelo é pobre trovador,
Que se inspira na rosa pra fazer canções de amor.

Cocorocó
(Paulo da Portela)

Cocorocó, o galo já cantou
Levanta nego, tá na hora de ir pro batedor
Oh nega me deixa dormir mais um bocado
Não pode ser, porque o senhorio está zangado com você
Ainda não pagaste a casa esse mês
Levanta nego que só faltam dez pra seis.

Nega, me deixa dormir, eu hoje me sinto cansado
O relógio da parede talvez esteja enganado
Nega, me deixa dormir, eu hoje me sinto doente
Deixa de fita malandro você não quer ir pro batente.

O Quitandeiro
(Monarco / Paulo da Portela)

Quitandeiro, leva cheiro e tomate pra casa do Chocolate que hoje vai ter macarrão
Prepara a barriga macacada, que a boia tá enfezada e o pagode fica bom
Chega só 30 litros de uca para fechar a butuca desses nego beberrão
Chocolate, tu avisa a crioula que carregue na cebola e no queijo parmesão

Mas não se esqueça de avisar a nêga Estela
Que o pessoal da Portela vai cantar partido alto
Vai ter pagode até o dia amanhecer
E os versos de improviso serão em homenagem à você

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Bragança Paulista, SP
A Ala de Compositores da Faculdade do Samba Dragão Imperial possui cerca de 40 membros, dos quais grande parte todos os anos escrevem e participam do concurso da escolha do samba enredo da Azul e Rosa. Os Poetas Imperiais, como também são denominados, realizam rodas de samba semanais nas quais relembram sambas de diversos ícones desse ritmo brasileiro, com um tempêro todo seu na "quase famosa" Panela Imperial, que inclusive já se apresentou em algumas cidades, como Serra Negra, além da sua Bragança Paulista. Esse blog é um veículo para a divulgação das atividades da Ala, de dados culturais relativos ao samba, além de ser um espaço para que nossos compositores divulguem suas letras, os áudios de seus sambas, postem fotos de eventos realizados e muito mais...

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