POETAS IMPERIAIS, SEMPRE NA BOCA DO POVO!



Click here for Myspace Layouts

12 de abril de 2012

Maurílio de Oliveira.

O bom e verdadeiro samba pode ter passado, há um tempo atrás, por um período de certa nebulosidade quanto à continuidade de sua autêntica essência, muito em razão de ter perdido espaço junto à boa parte da mídia, talvez por ser considerado então um produto pouco rentável, tendo ficado carente de uma devida e merecida atenção, tendo este espaço sido dedicada á várias outras formulas que se apresentassem mais comerciais. Nesse período, muitos foram os que batalharam, mesmo com pouca visibilidade, mas com muito afinco para a continuação e a manutenção dessa essência, esforço este o qual acredito que pode felizmente ver hoje em dia que não foi em vão, na certa vendo com imenso prazer os frutos plantados serem colhidos, saboreados e replantados por uma geração consciente do que é samba de raiz. Particularmente vemos o aniversariante de hoje como um digno representante dessa geração.
Integrante de um dos grandes e mais importantes reais grupos de samba na atualidade e participativo membro de um dos movimentos culturais de samba mais reconhecidos do Brasil, Maurílio de Oliveira, é um compositor e músico nascido no dia 12 de abril de 1979 na cidade catarinense de Blumenau.
Ainda pequeno mudou-se com a família para São Paulo. Seu pai, também músico, trabalhou com Baden Powell e Noite Ilustrada, entre outros e a mãe, cantora, chegou a gravar um compacto simples um ano antes de seu nascimento. Desde os quatro anos já se interessava por música e com 11 anos já atuava como músico na noite paulista.
Começou a compor aos 14 anos, tendo feito suas primeiras parcerias com seu irmão Magnu de Souzá, músico e cantor. Antes de decidir-se pela carreira musical, chegou também a trabalhar durante alguns anos em uma joalheria e estudou cavaquinho e harmonia na Universidade Livre de Música.
No ano de 1996, fundou junto com seu irmão e com os irmãos Everson Pessoa, Yvison Paquera Pessoa e Victor Hugo Pessoa, o grupo Quinteto em Branco e Preto, que é considerado por artistas como Monarco, Wilson das Neves, Almir Guineto, Nelson Sargento e Nei Lopes, entre outros, como um dos principais continuadores da tradição do samba em sua pura essência e que já acompanhou boa parte dos grandes sambistas cariocas e paulistas, sendo muito requisitado na cidade de São Paulo.
O Quinteto ganhou maior notoriedade quando a cantora Beth Carvalho, ao ver o grupo em atividade, logo se prontificou a ser sua madrinha, incluindo-o em várias de suas apresentações na capital paulista e até em uma turnê pela África do Sul. No ano de 2000, o Quinteto em Branco e Preto, apresentou-se no projeto "Prata da Casa", na Choperia do Sesc Pompéia e lançou pela gravadora CPC-UMES, o CD "Riqueza do Brasil", disco no qual o grupo contou com várias participações especiais, tais como Almir Guineto, Wilson das Neves, Mauro Diniz, Beth Carvalho e Velha-Guarda da Camisa Verde e Branca, tendo no mesmo ano participado do CD "Pagode de Mesa", de Beth Carvalho. Em 2001 o Quinteto participou do disco "Nome Sagrado - Beth Carvalho canta Nelson Cavaquinho" e no ano de 2003 acompanhou a cantora na gravação do disco "Pagode de Mesa 2 - Ao Vivo". Neste ano ainda o grupo lançou o CD "Sentimento Popular", no qual contou com as participações especiais de Beth Carvalho, Xangô da Mangueira, Murilão da Boca do Mato e Nei Lopes; e venceu o "1º Festival de Samba de Quadra de São Paulo" com o samba "Não É Só Garoa", composição de autoria de Maurílio, em parceria com Chapinha.
Maurílio, juntamente com seu irmão Magno, Chapinha e Paquera, fundaram um dos movimentos de samba mais importantes da atualidade, quando desenvolveram o projeto "Samba da Vela", roda de samba aberta a vários participantes na qual são recebidos diversos convidados. Junto com o Quinteto já trabalhou com grandes nomes da música brasileira como: Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Beth Carvalho entre outros, acompanhando por diversas vezes renomados artistas no programa “Ensaio” da TV Cultura.
Maurílio é também diretor cultural da ACCSA – Associação Cultural Comunidade Santo Amaro e em 2005 aventurou-se como arranjador, trabalhando no CD de estréia da Comunidade Samba da Vela e também no primeiro CD do sambista Marcelo Teroca. No ano de 2008, lançou com o grupo o CD “Patrimônio da Humanidade” e neste ano de 2012, lançaram o CD “Quinteto”, sendo este o quarto trabalho lançado por eles, promessa de sucesso e mais samba puro e com muita qualidade.

A Comunidade Chora
(Maurílio de Oliveira / Magnu de Souza / Edvaldo Galdino)

Quando a vela acender
Eu vou cantar meu samba até prevalecer
A luz que ilumina o compositor
Que tem a luz nos olhos seus
Eu rezo pra essa chama tão crepuscular
Durar mais um minuto nessa hora
Ah, porque senão a comunidade chora.
Chora... chora! A comunidade chora, a comunidade chora!

Quando a vela se apagar e o samba terminar
Saudade não me deixa ir embora
Meu peito vazio implora que uma luz me ilumine agora
Chora... chora, a comunidade chora, a comunidade chora
Chora porque a vela se apagou
Porque o samba terminou
Chora... chora, a comunidade chora...
Novo Viver
(Maurílio de Oliveira / Magnu de Souzá)

Samba, eu o digo com prazer
Me inspira e tira o mau que há em meu viver
Domina tudo em mim todo o meu ser
Me faz bem, me quer tão bem e traz também um novo viver
Eu vou tentar me segurar pra não chorar de tanto prazer
A luz que me seduz vem de você (lalaia...laialaia)
A sua imensidão fisgou meu coração
Me ensinar a viver em qualquer situação
Quem tem o samba na veia é mais, muito mais
Eu agradeço ao meu Criador
A grande força dos nossos ancestrais.
Lalaialaialaia...
Não É Só Garoa
(Maurílio de Oliveira / Chapinha)

É São Paulo!
São Paulo tem bamba, tem samba e muita gente boa
Não é só garoa
Camisa, Bexiga ou na vela o samba ecoa
Não é só garoa (não é só garoa)

Não é só garoa, não é só garoa.

Aqui agente também tem bamba,
Que sabem tão bem o que é sambar
Mas nem todos sabem de fato o que é um bom samba
Isso acontece em qualquer lugar (Eh São Paulo)
Maria Não Volta Mais
(Chapinha / Nino Miau)

Por que mandou Maria embora e agora corre atrás?
Por que mandou Maria embora? Maria não volta mais.

Maria era linha de frente, pegava o batente sem reclamar
Maria muito inteligente, menina carente, veio do Ceará
Maria nasceu lá na roça, andava em carroça e carro de boi
Agora você é quem chora, mandou ela embora e Maria se foi.

Por que mandou Maria embora e agora corre atrás?
Por que mandou Maria embora? Maria não volta mais.

Maria saiu porta fora, mala e cuia se mandou.
Pé na estrada amargurada, sua magoa sua dor
Pra sua felicidade, Maria se arrumou
E agora cheia de chamego, já tem outro nêgo e você dançou

A dor da saudade mata vagabundo chega chora
Maria não volta mais, Porque mandou Maria embora
Ela não está sabendo que ele bebeu água raz
Por que mandou Maria embora? Maria não volta mais
O remorso te condena, a saudade te apavora.
Maria não volta mais, porque mandou Maria embora?
Ela vai ficar comigo porque sou um bom rapaz
Por que mandou Maria embora? Maria não volta mais
Vá pra casa da Judite, deixa essa Maria em paz.
Por que mandou Maria embora? Maria não volta mais

Laia laia laia, laia laia lalalaia, laialaialaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos.

Minha foto
Bragança Paulista, SP
A Ala de Compositores da Faculdade do Samba Dragão Imperial possui cerca de 40 membros, dos quais grande parte todos os anos escrevem e participam do concurso da escolha do samba enredo da Azul e Rosa. Os Poetas Imperiais, como também são denominados, realizam rodas de samba semanais nas quais relembram sambas de diversos ícones desse ritmo brasileiro, com um tempêro todo seu na "quase famosa" Panela Imperial, que inclusive já se apresentou em algumas cidades, como Serra Negra, além da sua Bragança Paulista. Esse blog é um veículo para a divulgação das atividades da Ala, de dados culturais relativos ao samba, além de ser um espaço para que nossos compositores divulguem suas letras, os áudios de seus sambas, postem fotos de eventos realizados e muito mais...

Amigos que nos seguem

Arquivo do blog