POETAS IMPERIAIS, SEMPRE NA BOCA DO POVO!



Click here for Myspace Layouts

22 de março de 2012

Fabiana Cozza - Vale a pena conhecer...

Aproveitando a dica postada por uma querida amiga numa dessas redes sociais, sobre um show que se realizará na vizinha cidade de Atibaia neste final de semana, no Centro de Convenções da cidade; falamos brevemente hoje, sobre a dona de uma voz admiravelmente potente e encantadora e que traz consigo toda uma herança de respeito à tradição do samba paulistano: Fabiana Cozza.

Com 14 anos de uma sólida carreira, Fabiana é considerada por críticos e público uma das importantes intérpretes da música brasileira contemporânea, contando em sua caminhada com passagens pelo teatro, pela dança e pela música, tendo atuado em musicais com temática brasileira no início de sua vida artística, onde pode aprimorar sua expressão cênica e interpretação, qualidades que se destacam, em muito, junto a seu trabalho.
Extremamente talentosa ela tem a cara de São Paulo. Sua mãe é descendente de italianos e seu pai, Oswaldo dos Santos, é um dos maiores intérpretes do Camisa Verde e Branco. Foi ele quem defendeu o samba da escola na avenida nos anos 1970, quando a agremiação foi tetracampeã paulistana e em seu solo sagrado, ela pisa com o respaldo e o carinho de quem é digna filha do samba da Barra Funda.
Nascida num ano em que o Camisa comemorava o bicampeonato, com o samba cantado por seu pai, deve-se lembrar, ela, que como já dito, é considerada uma das mais importantes cantoras nacionais, mantém uma rara essência de simplicidade, prova disso e de seu compromisso com suas raízes, o fato de já ter se apresentado no exterior ao lado de grandes nomes do jazz internacional, porém, sem nunca se esquecer da origem da sua musicalidade, sendo que além de cantar com o pai, vez ou outra, relembra antigos sucessos da escola ao lado da Velha Guarda do Camisa Verde e Branco, dos é conhecida por quase todos, desde quando ainda era uma pequenina menina que brincava na quadra da escola e é um motivo de orgulho para toda a agremiação e uma das mais legítimas herdeiras de sua história.
Em seu currículo, consta a experiência de cantar ao lado de nomes respeitados como Leny Andrade, João Bosco, Zimbo Trio, Francis Hime, Ivan Lins, Leci Brandão, Dona Ivone Lara, Luiz Melodia, Quinteto em Branco e Preto, entre outros, além de intervenções em alguns trabalhos do rapper Emicida. No exterior já foi convidada a se apresentar com grandes personalidades como os saxofonistas Sadao Watanabe (Japão), Eli Degibri (Israel) e o trompetista cubano Julio Padrón.
Fabiana Cozza tem três CDs lançados, sendo eles “O Samba É Meu Dom”, “Quando o Céu Clarear” e “Fabiana Cozza”, além do DVD. “Quando O Céu Clarear”, contando neste trabalho com as participações da cantora Maria Rita e do rapper Rappin Hood. Em seu repertório se encontram várias obras dos mais renomados compositores de nosso querido samba como Nei Lopes, Paulo César Pinheiro, Baden Powell, Nelson Sargento, Wilson Moreira, Geraldo Filme, Dona Ivone Lara, Jorge Aragão, etc.

“Uma das vozes mais bonitas surgidas nos últimos tempos, de timbre personalíssimo...”, “Escolhe o repertório que quer e sabe o que pretende mostrar...”, “Vê-se sua mão guiando o seu trabalho. Tem firmeza. Tem postura. É séria!”, são alguns dos adjetivos e elogios dedicados pelo grande Paulo César Pinheiro ao seu trabalho. Com um aval tão qualificado assim, definitivamente ela é uma das belas vozes brasileiras que merece ser ouvida e que, ao vivo, com certeza, se torna uma imensa e prazerosa oportunidade.

 
 
O show de Fabiana Cozza será realizado no próximo sábado, dia 24 de março, em Atibaia, no Centro de Convenções “Victor Brecheret”. O show acontece por meio do ProAC ICMS, programa da Secretaria da Cultura que destina verbas de renúncia fiscal para produção cultural independente. A apresentação acontece às 20h, com censura livre. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência no local do evento.

2 comentários:

  1. Aos amigos da ala de compositores da Dragão Imperial, o meu abraço carinhoso e agradecido pelo texto respeitoso, afetivo, elogioso. Isso tudo é nosso! Espero vocês em Atibaia ou em qualquer outra oportunidade. Axé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Fabiana! É um enorme honra para a nossa Ala ver aqui um comentário vindo de uma intérprete de tanta qualidade e talento. Com certeza você é merecedora de todos os elogios e adjetivos encontrados e utilizados no texto, além de outros tantos mais!...Muito Sucesso Pra Ti!...Axé! Que DEUS te ilumine sempre!

      Excluir

Quem somos.

Minha foto
Bragança Paulista, SP
A Ala de Compositores da Faculdade do Samba Dragão Imperial possui cerca de 40 membros, dos quais grande parte todos os anos escrevem e participam do concurso da escolha do samba enredo da Azul e Rosa. Os Poetas Imperiais, como também são denominados, realizam rodas de samba semanais nas quais relembram sambas de diversos ícones desse ritmo brasileiro, com um tempêro todo seu na "quase famosa" Panela Imperial, que inclusive já se apresentou em algumas cidades, como Serra Negra, além da sua Bragança Paulista. Esse blog é um veículo para a divulgação das atividades da Ala, de dados culturais relativos ao samba, além de ser um espaço para que nossos compositores divulguem suas letras, os áudios de seus sambas, postem fotos de eventos realizados e muito mais...

Amigos que nos seguem

Arquivo do blog