Bem minha gente do samba, o dia de hoje marca o aniversário de um compositor que com certeza, é muito cantado nas diversas rodas de samba desse Brasil afora, afinal é autor de uma música considerada praticamente um hino do partido alto: Conselho.
Seu nome é Adilson Bispo, ou Adilson Pinheiro Bispo, como consta em registro. Compositor, nascido no dia 8 de maio de 1952 no Hospital Pro-Mater na Praça Mauá na cidade do Rio de Janeiro. Filho de Alcides dos Santos Bispo e Raulina Pinheiro Bispo, até os 8 anos de idade, morou no centro da cidade, mas logo depois mudou-se para um dos mais belos lugares do Rio de Janeiro que é a Ilha de Paquetá, onde passou sua infância e adolescência, só saindo de lá aos 19 anos para prestar o serviço militar na Aeronáutica. Em Paquetá, Adilson jogou futebol no Municipal Futebol Clube. Mais tarde mudou-se para Padre Miguel e tornou-se freqüentador assíduo dos ensaios da Mocidade Independente, sua segunda escola, já que se declara como portelense de alma. Em 1976, Adilson ingressou na Faculdade Celso Lisboa, de onde sai formado em Administração de Empresas em 1980, embora tenha sido gravado pela primeira vez em 1979, quando Almir Guineto interpretou "Chantagem", parceria de Adilson com Zé Roberto, começou sua trajetória musical em 1981, quando atendendo a um convite de Chiquinho Virgula, um dos autores do antológico samba “Insensato Destino”, começou a comparecer ao pagode do Arlindo em Cascadura e lá se deparou com um grupo de compositores de primeira linha tais como, Zeca Pagodinho, Neoci, Pedrinho da Flor, Adauto Magalha, Acyr Marques, Jorge Aragão, Mauro Diniz, Luiz Carlos da Vila, Sombrinha, além do próprio Arlindo, que afinal comandava a roda de samba, e muitos outros, sendo que aos poucos foi mostrando suas composições e conhecendo novos parceiros. Em 1984 que conseguiu emplacar seu primeiro sucesso, “Coração Feliz”, em parceria com Marquinhos PQD e Gerson do Valle, gravada por Beth Carvalho, música esta escolhida como título do disco e música de trabalho. Dois anos depois, Almir Guineto gravou a conhecidíssima "Conselho", outra parecira com Zé Roberto. No ano de 1986, Beth Carvalho gravou "Falso Reinado", de Adilson Bispo e Zé Roberto e no ano de 1987, Almir Guineto gravou outra composição de sua autoria com Zé Roberto: "Mensagem", Agepê gravou a música "Ilusão" e Reinaldo, registrou as composições "Coisa de Amante" e "Falso Rubi", ambas de sua autoria em parceria com Zé Roberto. No ano seguinte, Elza Soares em seu disco "Voltei", interpretou "Ânsia Louca" (Adilson Bispo / Zé Roberto). Em 1989, Zeca Pagodinho incluiu uma das músicas que seria um grande sucesso do cantor, "Pinta de Lord" (Adilson e Zé Roberto).
Adilson Bispo tem mais de 150 músicas gravadas por alguns dos expoentes do samba, além de Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e Almir Guineto pode-se citar Jovelina Perola Negra com “Falso Malandro” e “Confusão na Horta”, Reinaldo com “Retrato Cantado de um Amor”, “Coisa de Amante”, “Falso Rubi”, Grupo Pirraça com “Sentimento de Posse” e “Inigualável Paixão”, Grupo Fundo de Quintal com “Amar é Bom”, “Nosso Fogo”, Alcione, Royce do Cavaco, Mestre Marçal e Grupo Sensação Seu parceiro mais freqüente é Ze Roberto, mas há parcerias com Marquinhos PQD, Acyr Marques, Chiquinho e Simões PQD dentre outros. Em 2002 gravou seu primeiro CD: “Conselhos e Mensagens e no fim de 2004, “Questão de Respeito”, que foi lançado no mercado em março de 2005, ambos com produção de Wanderson Martins”. A gravação do segundo CD abriu um novo horizonte na carreira do compositor Adilson Bispo, que a partir de então começou a se apresentar em diversas casas de samba por todo Brasil.
Fontes: Dicionário Cravo Albin da MPB e Agenda do Samba & Choro.
Conselho
(Adilson Bispo / Zé Roberto)
Deixe de lado esse baixo astral, erga a cabeça enfrente o mal,
Que agindo assim será vital para o seu coração.
É que em cada experiência se aprende uma lição
Eu já sofri por amar assim, me dediquei, mas foi tudo em vão.
Pra que se lamentar, se em sua vida pode encontrar
Quem te ame com toda força e ardor, assim sucumbirá a dor.
Tem que lutar! Não se abater! Só se entregar a quem te merecer
Não estou dando nem vendendo, como o ditado diz,
O meu conselho é pra te ver feliz.
Coração Feliz
(Adilson Bispo / Zé Roberto)
Que culpa tenho eu por gostar de falar de amor
Olha, o meu coração não consegue aceitar a dor
O que posso fazer, o que posso fazer,
Se esse meu sentimento tão lindo
Lhe conduz a trilhar os caminhos floridos da vida
É um grande lugar muito bom pra viver
Onde se pode ter a certeza que existe a paz
É um espaço sublime onde o peito exprime
Os encantos do amor este é o meu coração
Agradeço à Deus por saber a diferença que existe entre o bem e o mal
Nada posso fazer se o mundo está chegando ao seu final
O ódio é uma chama que a mente humana insiste em alimentar,
Mas eu não me deixo influenciar, pois tenho amor pra dar (É um grande lugar!)
Retrato Cantado de Um Amor
(Adilson Bispo / Zé Roberto)
Veja bem, nosso amor é perfeito,
Pois até nos defeitos sabemos nos superar.
Lembro sim, maus momentos passamos
Mesmo assim suplantamos por confiar.
Toda vez que converso com meu coração vejo a luz
Me sinto como um pecador aos pés da cruz a confessar
Este amor frutifica-se a cada instante em mim,
Me dando a certeza constante que não vai chegar ao fim
É que o teu calor tem grande fulgor e excita o meu corpo
Tem lampejos de inspiração, me conduz ao espaço seduzindo a razão
E além do mais me julgo incapaz de viver um desamor.
Pra finalizar, resumindo essa história,
Este é o retrato cantado que vem ratificar um grande amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário