POETAS IMPERIAIS, SEMPRE NA BOCA DO POVO!



Click here for Myspace Layouts

10 de maio de 2012

Às Mãos Guerreiras!

Bem minha gente, hoje gostaria de prestar uma homenagem àquelas pessoas, que com toda dedicação e abnegação, abdicam de suas horas de descanso e lazer possíveis, e por vezes até das impossíveis, para se entregarem de corpo e alma aos trabalhos, muitas vezes pouco reconhecidos, realizados em nosso barracão de alegorias e em nosso atelier de fantasias.
Gente de várias profissões e diversas ocupações em seu dia a dia, que durante certo período do ano se transformam, em dados momentos, em ferreiros, escultores, pintores, carpinteiros, eletricistas, costureiras, aderecistas, decoradores, mesmo que tais procederes não façam parte de suas atribuições diárias ou que seu conhecimentos nessas áreas de atuações seja limitado, o que importa a eles é colaborar, deixar registrado seu esforço e trabalho, por mínimo que possa parecer, na realização do grande sonho de ver nossa escola querida desfilando com toda beleza, destaque e grandiosidade imaginados desde a escolha e elaboração do enredo proposto.
Gente que abre mão de um sono mais reparador, de um contato mais prolongado com entes queridos, de um trabalho remuneradamente mais vantajoso, de uma possibilidade de engradecimento pessoal e até mesmo de uma simples comodidade merecida em seus lares, para doar esse tempo conseguido ao esforço, muitas vezes incomum de realizar, como eles mesmo dizem, sonhos em realidade.
É realmente de se admirar essas pessoas quando estão compenetradas em seus trabalhos no barracão ou com mãos ocupadas no atelier. A fisionomia de alguns chega a se transfigurar de tal modo, por exemplo, que de um momento de dor, na execução de duros trabalhos, passam em instantes para a mais bela expressão de alegria em sua conclusão. É de emocionar!
Infelizmente, como em tudo na vida, também podemos nos deparar com suas feições entristecidas, fisionomias abaladas, por dificuldades e infelicidades ocorridas, quer seja por um acidente ou um sinistro provocado, como quando nosso barracão foi alvo de um covarde ato criminoso, mas até em situações adversas como estas, essas pessoas se propõem a superar todo medo, angústia e contrariedade que surjam e se atiram com mais afinco ainda na concretização do tão almejado sonho.
Pensando nessas abençoadas mãos guerreiras, fortes e mágicas, foi que me veio a idéia de lhes dedicar uma canção, tamanha foi a admiração despertada em mim quando vi nossa Azul e Rosa se alinhando na avenida, justamente no ano em que praticamente toda alegoria havia se perdido pelo atitude da mão covarde de alguém. Uma semana antes do dia do desfile, eu acabei por passar em frente ao barracão improvisado no bairro Jardim São Miguel e me deparei com muito trabalho e esforço, contudo, confesso que também com um cenário de certo modo preocupante, mas não é que esses batalhadores lançaram mão de uma força interior tão avassaladora que acabou por surpreender, não só a nós, como a cidade toda ao apresentar ao público uma alegoria linda e exuberante, digna de um campeonato que infelizmente não veio em matéria de notas, mas que se concretizou moralmente pelo trabalho apresentado.
A essas dedicadas, esforçadas, destemidas e excelentes personagens da nossa escola, dos quais não me arrisco a citar um nome só para não cair em uma injustiça que a falta de memória possa causar, até porque, tantos são os que fizeram, fazem e na certa farão por nossa escola. A todos dedico esse samba simples, mas feito com todo o carinho, respeito e admiração que tenho, sem exceção alguma. Parabéns e muito obrigado a todos por tudo e por todo trabalho feito, está aí meu samba Às Mãos Guerreiras!

ÀS MÃOS GUERREIRAS

É...
Mais uma vez vocês mostraram seu valor
E novamente tanta garra superou
Mais uma adversidade
Sim...
Nem um revés tão árduo pode abalar
Esse poder que vocês tem em transformar
Sonhos em realidade.
Valeram todas as noites mal dormidas.
A entrega tão sincera e tão sofrida,
O esforço em fazer acontecer
Vocês são um grande exemplo de superação
A prova que com alma e coração
Ninguém pode impedir nosso crescer

Meu Deus!
Abençoai a essas mãos guerreiras
Valentes, incansáveis com certeza.
Unidas em nome de um ideal
Mãos fortes do nosso barracão de alegorias
Mãos mágicas que tecem fantasias
As mãos guerreiras da Família Imperial!
L.C.Genardão

Um comentário:

Quem somos.

Minha foto
Bragança Paulista, SP
A Ala de Compositores da Faculdade do Samba Dragão Imperial possui cerca de 40 membros, dos quais grande parte todos os anos escrevem e participam do concurso da escolha do samba enredo da Azul e Rosa. Os Poetas Imperiais, como também são denominados, realizam rodas de samba semanais nas quais relembram sambas de diversos ícones desse ritmo brasileiro, com um tempêro todo seu na "quase famosa" Panela Imperial, que inclusive já se apresentou em algumas cidades, como Serra Negra, além da sua Bragança Paulista. Esse blog é um veículo para a divulgação das atividades da Ala, de dados culturais relativos ao samba, além de ser um espaço para que nossos compositores divulguem suas letras, os áudios de seus sambas, postem fotos de eventos realizados e muito mais...

Amigos que nos seguem

Arquivo do blog