POETAS IMPERIAIS, SEMPRE NA BOCA DO POVO!



Click here for Myspace Layouts

12 de junho de 2012

Roberto Nascimento.

Com o pequeno registro de hoje gostaríamos de prestar uma singela homenagem a um ótimo compositor carioca que aniversaria nesta data. Falamos de Roberto Nascimento.
Roberto Vieira do Nascimento nasceu no dia 12 de junho de 1940 na cidade do Rio de Janeiro. Compositor e violonista, quando jovem cursou a Escola de Aeronáutica. Em 1964, com 24 anos teve sua música "Meu Mundo É Seu", feita em parceria com Jards Macalé, gravada por Elizeth Cardoso no disco "A Meiga Elizete nº 5". Por essa época, participou ativamente do Centro Popular de Cultura da UNE (União dos Estudantes), tendo sido também, diretor musical do Teatro Opinião, onde participou de históricos espetáculos musicais, muitos dos quais de protesto ao governo militar de então. Neste mesmo ano de 1964 participou como violonista de um show antológico denominado "Opinião", que reuniu João do Vale, Zé Kéti e Nara Leão, que logo depois foi substituída por Suzana de Moraes, que posteriormente seria substituída por Maria Bethânia. O show contava ainda com Dori Caymmi como Diretor Musical.
Em 1975, conheceu o fantástico Cartola, com quem atuou no show de João Nogueira "Vem Quem Tem, Vem Quem Não Tem". Dois anos depois, fez 19 shows junto com Cartola pelo interior de São Paulo, tendo eles também realizado temporada no teatro Célia Helena, na capital paulista.
No ano de 1978, João Nogueira gravou "A Cor Da Esperança", composição de Roberto Nascimento com Cartola. Neste mesmo ano, Cartola, juntamente com o Regional do Evandro do Bandolim, no Teatro Ópera Cabaret, na cidade de São Paulo, gravou um LP ao vivo, disco no qual interpretou uma de suas composições favoritas, "O Inverno Do Meu Tempo", canção esta que o Poeta da Verde e Rosa compôs em parceria com Roberto Nascimento. Ainda neste ano, Eliana Pittman interpretou "Meu Amigo Cartola", composição de Roberto feita em homenagem ao parceiro. No ano seguinte, Elizeth Cardoso regravou a lindíssima "O Inverno Do Meu Tempo", música que aliás deu título ao disco da cantora. Neste ano ainda, estas mesmas canções foram incluídas no LP que Cartola lançou.
Em 1980, Cláudio Jorge gravou "Palavras Da Noite", parceria de ambos, que teve a participação especial de Cláudia Versiani. Já no ano de 1982, Cartola novamente regravou "O Inverno Do Meu Tempo".
Em 1997 foi lançou o CD "Os Grandes Nomes da MPB - Cartola", no qual foram incluídas as belíssimas canções de Roberto feitas com o mestre Cartola e no ano seguinte, foi relançado em CD o disco "Cartola Ao Vivo".
No ano 2000, Roberto Nascimento lançou o CD "DNA" (Deu Nisso Aqui), disco no qual incluiu algumas composições inéditas e outras censuradas anteriormente na década de 1970.
Em 2002, com roteiro de Ricardo Cravo Albin, apresentou-se na Sala Sidney Miller, na Funarte. Na ocasião, ao lado da cantora Mariuza, fez o lançamento de seu disco "DNA - Deu Nisso Aí".

A Cor da Esperança
(Roberto Nascimento / Cartola)

Amanhã,
A tristeza vai transformar-se em alegria,
E o sol vai brilhar no céu de um novo dia,
Vamos sair pelas ruas, pelas ruas da cidade,
Peito aberto, cara ao sol da felicidade.
E no canto de amor assim,
Sempre vão surgir em mim, novas fantasias,
Sinto vibrando no ar,
E sei que não é vã, a cor da esperança,
A esperança do amanhã.

O Inverno Do Meu Tempo
(Cartola / Roberto Nascimento)

Surge a alvorada, folhas a voar
E o inverno do meu tempo começa a brotar, a minar.
E os sonhos do passado, no passado estão presentes,
E o amor que não envelhece jamais.
Eu tenho paz e ela tem paz.
Nossas vidas muito sofridas,
Caminhos tortuosos entre flores e espinhos demais.
Já não sinto saudades, saudades de nada que vi
O inverno do tempo da vida
Oh! Deus! Eu me sinto feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos.

Minha foto
Bragança Paulista, SP
A Ala de Compositores da Faculdade do Samba Dragão Imperial possui cerca de 40 membros, dos quais grande parte todos os anos escrevem e participam do concurso da escolha do samba enredo da Azul e Rosa. Os Poetas Imperiais, como também são denominados, realizam rodas de samba semanais nas quais relembram sambas de diversos ícones desse ritmo brasileiro, com um tempêro todo seu na "quase famosa" Panela Imperial, que inclusive já se apresentou em algumas cidades, como Serra Negra, além da sua Bragança Paulista. Esse blog é um veículo para a divulgação das atividades da Ala, de dados culturais relativos ao samba, além de ser um espaço para que nossos compositores divulguem suas letras, os áudios de seus sambas, postem fotos de eventos realizados e muito mais...

Amigos que nos seguem

Arquivo do blog