POETAS IMPERIAIS, SEMPRE NA BOCA DO POVO!



Click here for Myspace Layouts

13 de junho de 2012

Fernando de Lima.

Um renomado compositor da história do carnaval carioca comemora 53 anos de vida na data de hoje. Fernando Antonio Menos P. de Lima ou Fernando de Lima como assina suas obras, administrador de empresas por formação e funcionário público de profissão, possui mais de 70 obras gravadas e cantadas por diversas escolas. Entre elas: Mangueira, Santa Cruz, Estácio de Sá, São Clemente, Porto da Pedra, entre outras.
Nascido no dia 13 de junho de 1959 na cidade do Rio de Janeiro, começou a compor aos 14 anos de idade, quando ganhou seu primeiro violão, presente de sua mãe. Nessa mesma época, participou de diversos festivais estudantis. Pertenceu à Ala de Compositores de vários blocos carnavalescos e escolas de samba do Rio de Janeiro tais como: Canários de Laranjeiras, Mangueira, Raça Brasileira, Mangueira do Amanhã, Acadêmicos do Cubango, São Clemente, Unidos da Ponte, Estácio de Sá e Unidos do Amparo, em Friburgo.
Em 1989, o Grupo Sampa, no disco "Pagode da Família", interpretou uma composição de sua autoria em parceria com Franco e Marquinhos PQD, música esta que deu nome ao disco do grupo. No ano seguinte, a Escola Canários de Laranjeiras desfilou com o samba-enredo "Máscaras", composição de Fernando de Lima com Fabiano e Verinha.
No ano de 1992, novamente a Canários de Laranjeiras desfilou com um samba de sua autoria, desta vez composto com Elcy e Dirceu : "Mãe África".
No ano seguinte, fazendo parte da Ala de Compositores da Mangueira, venceu a escolha da Verde e Rosa, que levou para a avenida o samba-enredo "Dessa Fruta Eu Como Até o Caroço", samba feito em parceria com Bira do Ponto, Gustavo, Eraldo, Preto, Dirceu, Verinha e Nei Mattos. Ainda em 1993, outras escolas desfilaram com sambas de sua autoria: Grêmio Recreativo Mocidade Independente de Vila Isabel de Três Rios com o samba-enredo "A Magia das Cores", em parceria com Dirceu, Elcy e Charles; Escola Raça Brasileira da cidade de Sumidouro, com o enredo "Raça Brasileira No Espaço Sideral", parceria com André Freire.
Em 1994, novamente as duas escolas, Raça Brasileira e Canários de Laranjeiras, desfilaram com sambas de sua autoria, sendo respectivamente "Alibabá e os 40 Ladrões", feito em parceria com André Freire; e "Kaleidoscópio", composto com Elcy, Charles e Dirceu. No ano seguinte, o samba-enredo "A Esmeralda do Atlântico", em parceria com Paulinho Carvalho, Rody e Verinha, foi entoado pela Mangueira, na Sapucaí e a Escola Canário de Laranjeiras desfilou com o samba-enredo "Quem É Bom, Já Nasce Feito", parceria de Fernando com Elcy, Charles e Dirceu.
No ano de 1996, a Escola Mangueira do Amanhã levou para a avenida outro samba-enredo de sua autoria, "Escolinha do Professor Raimundo", feito em parceria com Tia Zélia, Paulinho e os Meninos da Mangueira. Neste mesmo ano, Beth Carvalho interpretou de sua autoria "Se Você Soubesse" no disco "Brasileira da Gema". No ano seguinte, a São Clemente cantou "A São Clemente Botafogo na Sapucaí", de sua autoria com Ricardo Góes, Ronaldo Soares e Chocolate.
Em 1998, vários sambas-enredos de sua autoria foram vencedores: "Maiores São Os Poderes do Povo" (c/ Ricardo Góes, Chocolate e Ronaldo Soares), pela São Clemente; "Menino Passarinho" (c/ Márcio Souto, Boró, Ronaldo Soares e Ricardo Góes), na Escola Canários de Laranjeiras; "A Odisséia Cubanga Em Verdes Mares" (c/ Márcio Souto, Márcio André, Boró e Huguinho), na Acadêmicos de Cubango; "Sou Vizinha Faladeira Delirando a Passarela" (c/ Carlinhos Danoninho), na Escola Vizinha Faladeira, e, ao lado de Ricardo Góes, Ronaldo Soares e Márcio Souto, foi autor do samba-enredo "Alegria, Alegria, o Circo Chegou", para a Escola de Samba Foliões de Botafogo.
No ano de 1999, compôs com Chocolate, Ricardo Góes e Ronaldo Soares o samba "A São Clemente Comemora e Traz Rui Barbosa Para os Braços do Povo", para o desfile da São Clemente. Neste mesmo ano, sua composição "Se Você Soubesse" foi incluída no disco "Millenium - As 20 Melhores Músicas do Século". Ainda neste ano, "Leite Preto", em parceria com Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, foi interpretada por Carmen Queiroz.
No ano 2000, várias escolas desfilaram com sambas-enredos de sua autoria: Porto da Pedra ('Ordem, Progresso, Amor e Folia no Milênio da Fantasia', feito com Ricardo Góes, Ronaldo Soares, Chocolate e Silvão); Canários de Laranjeiras ('Canários em Louvação', feito com Pezão, Tavinho, Nivaldo, Wandro e Chocolate); Unidos da Ponte ('As Damas do Samba', feito com Ronaldo Soares, Filinho Cabeção e Benildo) e Unidos do Amparo, escola da cidade de Friburgo, com o samba-enredo "Na Era de Aquários", em parceria com André Freire e em 2001, a Escola de Samba Estácio desfilou com "E Aí, Tem Patrocínio? Temos José" (c/ Edir, Zé Carlos e Zé Pezão).
No ano de 2003, em parceria com Doutor, Eli Penteado, Jorge Charuto e Marquinhos Bombeiro, compôs o samba-enredo "Do Universo Teatral à Ribalta do Carnaval", com o qual desfilou o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Acadêmico de Santa Cruz. Aliás, nos anos que se seguiram até o carnaval de 2012, Fernando obteve apenas uma derrota na escolha de samba da escola. Nossos Parabéns a este excelente compositor!

Se Você Soubesse
(Fernando de Lima)

Se você soubesse como estou sofrendo
Eu sei que na certa você ligaria pra mim
Se você soubesse como estou vivendo
Eu sei, na verdade você me diria sim
Se você soubesse somo estou agora
Eu sei que no sonho você deveria voltar
Um amor tão bonito, que me fez delirar e sonhar
Mantém essa chama que eu não desejo apagar
Seu retrato já escondi... Não consigo esquecer
O meu sonho acordou te procurando, e você
Será que vai voltar pra mim e me fazer feliz
É o que eu tanto quero... o que eu sempre quis
O luar vai cobrir o azul deste céu que sonhei
Com seus raios brilhantes... Como eu te amei
Olha, eu vou te esperar...
Pois um amor tão bonito não pode acabar
Eu só sei te sonhar...
Tua lembrança é tão linda, não quero acordar...

Mangueira 1993 - Dessa Fruta Eu Como Até o Caroço
(Fernando de Lima, Bira do Ponto, Dirceu, Verinha, Gustavo, Eraldo, Preto e Nei Mattos)

Da Índia a manga se originou ô, ô... Floresceu como a poesia
E lá na África encantou, pôs na boca um gosto de alegria
E foi a primeira vez que o colono português no Brasil veio plantar
O fruto macio seduziu meu Rio chegou pra ficar...
Sente, oh linda lua, o aroma que flutua e que me faz sonhar.

Tem manga rosa, eu vou provar
Cheiro e magia bailam no ar.

Entre tantos tipos de mangueira,
Há uma especial... Na estação primeira
Ela simboliza o samba, é a união de gente bamba
Onde desabrocham tantas flores.
E hoje linda... Te vejo mais bela...
Nessa passarela você explode coração
Mangueira... Estou tão feliz!
É verde-rosa! É verde-rosa a minha emoção!

Seja a fruta brasileira, da Mangueira, esse colosso
Dessa fruta eu como até o caroço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos.

Minha foto
Bragança Paulista, SP
A Ala de Compositores da Faculdade do Samba Dragão Imperial possui cerca de 40 membros, dos quais grande parte todos os anos escrevem e participam do concurso da escolha do samba enredo da Azul e Rosa. Os Poetas Imperiais, como também são denominados, realizam rodas de samba semanais nas quais relembram sambas de diversos ícones desse ritmo brasileiro, com um tempêro todo seu na "quase famosa" Panela Imperial, que inclusive já se apresentou em algumas cidades, como Serra Negra, além da sua Bragança Paulista. Esse blog é um veículo para a divulgação das atividades da Ala, de dados culturais relativos ao samba, além de ser um espaço para que nossos compositores divulguem suas letras, os áudios de seus sambas, postem fotos de eventos realizados e muito mais...

Amigos que nos seguem

Arquivo do blog